Perguntas e Respostas sobre Documentação Web

Que unidades gestoras devem prestar contas no Documentação Web?

Na esfera municipal, apenas os Poderes Executivos (Prefeitura), Legislativo (Câmaras), consórcios públicos e RPPS.

Na esfera estadual, os órgãos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, do Ministério Público e Defensoria Pública do Estado, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista, as entidades paraestatais, os consórcios, os fundos especiais, os Hospitais, as Coordenações Regionais e as demais Unidades Públicas Estaduais de Saúde.

Ao tentar assinar um documento, é exibida a mensagem “O conjunto de chaves não está definido”. Como proceder?

Caso seu certificado esteja armazenado em token USB, tente inserir o token em outra porta USB. Caso esteja armazenado em smart card, tente remover e inserir novamente o smart card até que a luz da leitora pare de piscar e fique constantemente acesa. Tente também trocar a leitora de porta USB.

Se o erro persistir, o problema pode ser no driver do dispositivo. Um erro comum é instalar o driver versão 32 bits em sistemas 64 bits (para sistemas 64 bits, que são maioria atualmente, sempre instale o driver 64 bits). Recomendamos a desinstalação do driver (SafeSign, SafeNet, etc) e instalação da última versão correspondente ao seu dispositivo criptográfico e sistema operacional. Acesse o site da sua Autoridade Certificadora para obter os drivers mais atualizados.

O erro ilustrado na imagem, ocorre toda vez que abro a tela de assinatura digital. Como proceder?

Ao acessar a tela de assinatura pela primeira vez, o navegador tenta baixar um plugin no seguinte endereço: get.webpkiplugin.com/returnUrl=https://sistemas.tce.pi.gov.br... Se o firewall da rede estiver bloqueando esse acesso, o navegador não irá conseguir baixar o plugin, gerando um erro e impedindo a assinatura. Dessa forma, deve-se entrar em contato com o setor de suporte de TI do órgão e solicitar a liberação do acesso ao endereço (url) citado.

Como diferenciar: “Conta corrente”, “Conta de aplicação financeira” e Conta poupança”?

Essa diferenciação deve ocorrer no momento do cadastro de contas que possuem os mesmos dados referentes a banco, agencia e número. Com efeito, durante o cadastro, o responsável deve acrescentar, no campo específico do número da conta, a letra referente ao seu tipo, a fim de permitir a correta associação entre o tipo da conta e os extratos enviados:

  • A letra “A” deve ser associada a “Conta de Aplicação”.
  • A letra “P” deve ser associada a “Conta poupança”.

Por exemplo, para uma conta corrente com as seguintes informações:

  • Banco: 001
  • Agencia: 50278
  • Número da conta: 36124824

Deve ser adicionado a letra “A” para o número da conta, caso haja conta de aplicação associado, por exemplo:

  • Banco: 001
  • Agencia: 50278
  • Número da conta: 36124824A

O nome do arquivo do extrato, referente à conta de aplicação, o nome deve possuir o seguinte formato:

001_50278_36124824A.pdf

Atenção: a extensão “.pdf” é gerada automaticamente pelo aplicativo que criou o arquivo, não sendo, desta forma, necessário que o usuário adicione ao nome do arquivo.

Como anexar extratos bancários?

Para a correta associação do arquivo com a respectiva conta bancária, o nome dos arquivos deve possuir o seguinte formato:

Numero do banco +“_”+ número da agencia+“_’+numero da conta +“.pdf”

Por exemplo, para uma conta com as seguintes informações:

  • Banco: 001
  • Agencia: 50278
  • Número da conta: 36124824

O nome do arquivo deve ser: 001_50278_36124824.pdf

Atenção:

O número do banco refere-se ao código Febraban e os números da agencia e número da conta devem ser iguais aos cadastrados pelo usuário no módulo de cadastro de contas.

É possível o envio de arquivos compactados (Zipados)?

Nada obsta o envio de arquivos compactados no formato ZIP. Cabe enfatizar que todos os documentos, dentro do arquivo ZIP, devem estar no formato “PDF”. Todavia, no momento de sua compressão, podem ser gerados alguns arquivos ocultos, que por sua vez, são detectados e rejeitados automaticamente pelo sistema. A lista de arquivos inválidos é exibida na tela, conforme imagem abaixo: